segunda-feira, 29 de março de 2010

Para cada coisa nessa vida existe um tempo....uma razão....e uma forma....

Hoje venho discutir uma pouco sobre algo importante em nossa vida...o tempo....e o quanto vivemos ou sofremos com a presença dele em nossas vidas. E esse texto na verdade vem dar continuação a esta bela música de Lenine que escrevi semana passada misturado um pouco com idéias que venho pensando hoje e sempre.
Todos nós nascemos e vivemos como se nossas vidas fossem programadas antecipadamente por nós.....temos a eterna sensação de que estamos sobre o controle de tudo em nossa vida e nossas emoções parecem ser perfeitamente estáveis e constantemente conhecidas e planejadas por nós mesmos.
Crescemos com a ilusão de que um bom planejamento e uma boa agenda nos fornece a segurança necessária para que nada saia do nosso alcançe.

Por muitos anos eu dependi das agendas....escrevendo a cada dia os passos minuciosos e os horários certos para cada coisa que aconteceria no dia seguinte....o que comprar, pra quem ligar, o que ver, o que resolver e no final do dia....planejar na agenda o próximo....a segura sensação de comando e de responsabilidade maior sobre todas as coisas.

Mas o tempo não é assim...a vida não é assim...

Se planejamos pegar o ônibus as sete da manhã e este mesmo ônibus quebra no meio do caminho....chegaremos em nosso destino não as oito, mas talvez as dez da manhã....Se agendamos falar com nossos irmãos as dez, pelo atraso talvez consigamos apenas ligar as duas....e o almoço com nossos filhos talvez não saia extamaente ao meio dia em ponto.

A ilusão de que estamos sempre a frente das coisas nos torna senhores absolutos e mentirosos dos nossos destinos. A pequena grande certeza de que estamos sempre certos sobre tudo e de que comandamos nosso tempo com nossos intensos planejamentos estratégicos situacionais é uma grande MENTIRA. Sinto dizer isso, assim como senti muito fortemente quando isto tornou-se uma verdade inquietante em minha vida.
Na real não temos certeza nem sabemos de nada....o tempo simplesmente nos proporciona uma leve organização, mas não somos nós que o comandamos....nem por um segundo....em NENHUM MOMENTO. E a natureza está aí para nos provar cada vez mais isso.
As flores não contam seus dias....mas florescem sempre lindas e belas.
O mar, em nenhum momento, preocupa-se com as horas, mas suas ondas sempre estão ali no momento certo e suas marés nunca se atrasam.
As nuvens nunca sabem onde e como estarão, se cobrindo o Sol ou escondendo a lua, não importa, elas sempre formam-se quando é necessário que estejam ali.
Os animas nunca sabem nada que acontecerá com eles, mas no momento em que a presa fácil se apresenta o almoço é garantido e a fome superada.
Ou seja, nada, absolutamente nada na natureza é controlado, previsto ou agendado....e mesmo assim....tudo é PERFEITO.

Se pudéssemos por um momento pensarmos asssim...se pudéssemos acreditar por um momento apenas que entregar tudo ao universo, a Deus, a Jeová, a Oxalá, ao espiríto Protetor, ou o nome que vc escolher, é a melhor solução e o melhor planejamneto de todos, talvez viveríamos em menos crises de estresse ambulante.
....Um pouco mais de paciência....diz Lenine...intensamente feliz na letra dessa música....intensamente brilhante.
Paciência em tudo e confiança sempre.
Se hoje não deu certo....tudo bem...será que era realmente o certo?
Se hoje, todo aquele plano infalível não funcionou....será que ele era mesmo o melhor para vc?
Se hoje o suco de laranja não estava tão gostoso...será que não seria melhor ter mudado a escolha do sabor?
Se hoje parece tudo tão difícil....será que não é a verdadeira solução nos avistando?
Se hoje chorar parece inevitável porque aquele sonho que parecia tão atingível não se realizou....tudo bem...chore....e saiba que talvez, realmente, não seja o momento certo dele se realizar....E amanhã?....recomece....afinal sempre há uma folha a mais na agenda...depois de hoje sempre há um amanhã esperando para recomeçar.
Não apresse as coisas, não apresse a si mesmo, não apresse ao próximo....
Até para caminhar se tem um tempo certo....
Não minta mais para si memso....não iluda-se mais sobre o controle de tudo...
Ele, apenas Ele, tem o controle de tudo.....dê o nome que quiser a Ele....mas aguarde, espere e confie....com o tempo Ele lhe mostra que Suas escolhas sempre foram as mais corretas.
E o tempo? Esse é ilusão....esse é apenas uma forma de organizarmos nosso dia não de nos prendermos aos planejamentos que podem ser até estratégicos, mas nunca garantem as situações que iremos enfrente nas 24 horas deste dias.
Seja como o mar, como a flor, como a semente, como o leão, como o cordeiro, como a nuvem, como a estrela, como os pulmões que confiam sempre no ar que os preenchem....seja como a natureza.
Pare de esperar que tudo saia como vc planejou....NADA vai sair como vc planejou....e mesmo assim....SERÁ MELHOR....incrivelmente melhor....Acredite!
E dessa forma, simples e extremamente complicada....vc enfrenta sadiamente seu sofrimento psíquico....vc combate de vez a depressão, vc impede que o estresse e o medo lhe consuma....Por que vc simplesmente e contraditoriamente NÃO FAZ NADA e FEZ TUDO QUE PODIA.....apenas deixando que o universo siga naturalmente o seu curso.....
E no final de tudo....vc fez o que mais poderia ter feito e o que deveria ter feito desde que nasceu: Foi simplesmente humano!
Um abraço a todos e uma ótima semana!
Sofia