quarta-feira, 28 de julho de 2010

Trajetórias de vida


Hoje eu vinha caminhando depois de sair do trabalho e pensando....pensando em como a vida da gente corre, o tempo voa....e as vezes nem percebemos essa velocidade toda....e vamos acelerando, marchando....rumo a passar desapercebido por tantas coisas lindas. E aí veio a vontade de escrever....no ônibus, na rua....na minha trajetória de volta para casa e que cruzei com tantas pessoas e vivi tanta coisa mesmo em 30 minutos.
Me lembrei de quando era mais jovem, tinha um grupo de amigos maravilhosos, aqueles de fé....e viviamos tudo, absolutamente TUDO juntos. Viajávamos juntos, em excursões maravilhosas pelo estado, estudávamos juntos, olhávamos os "gatinhos" (na época era assim que a gente chamava!) juntos...enfim...uma turma de amigos e amigas sensacional. Conhecemos nossos primeiros e intensos amores, namoramos e brigamos muito...sempre juntos.
Aí veio o segundo grau, nos separamos um pouco, conhecemos outras pessoas....fizemos novos e tão intensos e verdadeiros amigos....na verdade só somamos as amizades. E permanecemos juntos, agora maiores em quantidade.
Vieram as festas de 15 anos....meu DEUS, todo final de semana era alguém....troca de sapatinhos à meia noite, troca de vestidos, parabéns e a valsa....ui que dor nos pé com aquela valsa. E sem contar no primeiro namoradinho que ia na festa pra dizer que bom...ele seria o primeiro mesmo....heheheheheh
Vieram as festas, os pagodes, que na época eram vários...os shows inúmeros do Nenhum de Nós e nós cantando bem alto...."Mas vc lembra...vc vai lembrar de mim....que o nosso amor valeu a pena"...ou então com aquela musiquinha bala que todos nós enlouqueciamos quando tocava "Porque vc não larga de bobeira e vem me dar um beijo? Se é isso que vc mais quer, se é isso que a gente quer..."...heheheheh....e assim íamos crescendo.JUNTOS.
Nossas formaturas foram quase todas na mesma época....festa e mais festa.
E aí veio o Vestibular...o vilão...alguns passaram, alguns tentaram mais alguns anos....e a faculdade trouxe mais amigos, mais compromissos, menos horas juntos, mais contatos por e-mail, mais estresse (ainda não havia sido notado ele antes da graduação!)....mas tb trouxe mais cerveja, mais agito, mais jantas, mais estudos de madrugada coletivos....mais café!
E a faculdade termina....amores, grandes e intensos, ficaram pra trás...a aversão por bebida alcóolica também....heheheh....moderadamente quando consumida faz um bem danado...heheheeh.....e as formaturas vieram de novo!
Festas regadas de desejos e sonhos, conquistas e vitórias...e os amigos, do primeiro grau, do segundo grau e da faculdade reunidos num só lugar, de faixa aberta na mão, gritando seu nome após ser chamado pelo Reitor...e provando que amizades se somam sempre, nunca se diluem...tomam rumos diferentes, mas dão orgulho.
Vem o Mestrado....e o que parecia estresse tornou-se um grande prazer. O primeiro emprego nos trouxe chuvas de lágrimas, mas vitórias inesquecíveis. E então, decidimos tomar rumos mais distantes.
E pegamos um ônibus, saímos de casa e dissemos com essa atitude que AGORA é tudo com a gente.
Os contatos por e-mail e redes sociais tornam-se mais apropriados e mais fáceis...mas o abraço apertado daquele amigo fiel faz uma falta inexplicável....incondicional...inesquecível.
E eles agora estão casados, um a um foram encontrando seus pares, seus amores e criando famílias. E estávamos todos lá, na platéia, aplaudindo e as vezes chorando emocionados, por ver aquele ser querido demais dando passos tão inesquecíveis na sua vida.
E alguns deram já passos maiores....tiveram a iniciativa d eingrenar na vida d epais e encher esses amigos sem coragem de esperança e vontade!
E nossas trajetórias de vida, parecidas, juntas, apesar de com caminhos e desvios frequentemente distantes, nunca se esqueceram. Continuamos usando os mesmos apelidos, mandando fotos dos filhos por e-mails, contando nossos causos no Orkut e de vez em quando se reunindo num lugar mais próximo pra nos reforçarmos com aquele abraço gostoso.
E das trajetórias de nossas vidas, fica tudo....exatamente tudo. Na memória, na lembrança especial, naquela área do cérebro chamada Baú de Tesouros:
- o primeiro amor;
- o primeiro beijo;
- as saídas nas festas;
- os estudos e as viajens;
- as jantas na casa de um e outro;
- os aniversários com som na garagem;
- os pagodes e os rocks;
- os ensaios na banda;
- os Grupos de Conviência de Jovens;
- as formas de lutar por uma juventude melhor através de encontros juvenis;
- os términos de namoro tão sofridos;
- os novos amores encontrados;
- a brincadeira dos bichos no vestibular;
- a valsa da formatura;
- o primeiro ônibus para chegar a casa de cada um, sem ser a casa dos pais;
- os "sim" dos casamentos;
- as fotos dos filhos;
- os e-mails lindos recebidos nas caixas de mensagens que nos tornam próximos de novo.

E as trajetórias continuam...não param...o ônibus continua a andar, fazer seu trajeto e o tempo nos traz quilos, marcas e lembranças que nos tornam pessoas mais fortes e corajosas.
E que assim continue...nos separando e nos reencontrando.
E de tempos em tempos nos possibilitando aquele abraço maravilhoso que só vc meu amigo pode me proporcionar.

Com carinho a todos que fazem parte da minha Trajetória de Vida, hoje, ontem e sempre.
Sofia